[ Toronto ]

1 ano morando em Toronto

1 ano atrás, nós três desembarcavámos em Toronto com 2 malas (já que a terceira não conta, pois só tinha minha coleção de Funkos), cheios de esperança para uma nova vida e muita coragem para enfrentar os desafios que viriam.

Assim, como relatei nesse post sobre 6 meses morando em Toronto, os primeiros meses foram muitos corridos e passada a agitação inicial, eu tive um baque muito grande quando me dei conta da ausência da família e dos amigos em diversos momentos, por exemplo, no Natal que era o meu dia favorito do ano e hoje já não é mais, pois celebrar essa data sem a minha família não tem o mesmo encanto. Assim como momentos importantes que eu não estive presente, como o nascimento da minha sobrinha.

Mas a cada situação temos de extrair um aprendizado e estar longe da família, mesmo sendo algo difícil, me ajudou a ser muito mais independente do que eu achei que era, me fez valorizar ainda mais o tempo com quem amamos e especialmente por viver numa cultura mais livre, onde as pessoas podem ser como elas são, seja pela maneira de se vestir, pela cultura que tem, pela religião que possuem, me fez desapegar do julgamento ao próximo, amando e respeitando cada um com seu jeito.
É incrível como aqui as pessoas não investem tempo algum observando o outro, afinal ninguém pode mudar o outro, temos de aceitar as pessoas como elas são. Foi então, que eu descobri que o segredo da felicidade está em observar unicamente a gente.
Mergulhar nesse auto conhecimento, tem me ajudado a ter uma nova visão sobre mim, sobre a vida e sobre o próximo. Me conhecendo cada dia mais, eu tenho a oportunidade de achar e corrigir os meus defeitos para ser uma pessoa, uma esposa, uma filha, uma amiga, uma cidadã melhor…Isso também me ajudou a lidar de maneira mais leve com as adversidades e desafios.

Nesse primeiro ano no Canadá, também tivemos momentos únicos com nossos pais que vieram nos visitar e conseguimos compartilhar com eles nossos lugares favoritos, nossa rotina e um pouco da cultura dessa cidade que tanto amamos.
Eles ficaram encantadissímos e emocionados com tudo (principalmente minha mãe, que fez sua primeira viagem internacional e chorava até quando via as folhas hahaha).
Talvez se não morassemos em Toronto, esse provavelmente não seria um destino de férias para eles, então estar aqui se torna ainda mais especial, pois gerou momentos inesquecíveis para quem amamos.

Esse primeiro ano foi de muita adaptação, mas principalmente de muito aprendizado e a expectativa é que a cada ano possamos descobrir e explorar novos lugares e novas versões de nós mesmos.

Após a nossa recente visita ao Brasil, que contei nesse post aqui, vimos o quanto estamos adaptamos a vida em Toronto e o quanto somos gratos pela qualidade de vida que conquistamos aqui, que vai muito além da segurança nas ruas, do poder de compra e serviços públicos de qualidade. É um novo estilo de vida, uma nova maneira de ver o mundo, de cuidar do próximo e principalmente de si.

Eu continuo dizendo que é muito difícil estar longe de quem amamos, mas eu não mudaria minha decisão de vir pra cá, pois foi a maior e a melhor decisão que tivemos. Aqui, meu coração vive em paz e na certeza de ter encontrado seu verdadeiro lar.

Tags: ,

mundodasil

2 Comments

  1. Amei o post! E é muito bom saber que mesmo com as dificuldades (de morar longe da família e amigos) é possível se adaptar , ser feliz e ser tão apaixonado assim pelo lugar que mora.
    Linda experiência!

Send a Comment

Your email address will not be published.