[ Life Style ][ Toronto ]

10 motivos que me fazem amar viver em Toronto

Em 2013 quando começamos a sonhar com a possibilidade de viver no Canadá, desde o inicio Toronto era a nossa escolha. Inclusive contei aqui como Toronto surgiu nas nossas vida.
A única coisa que nos assustava de fato, era o famoso frio Canadense e então, decidimos visitar a cidade em pleno Inverno, em Fevereiro de 2015, para tirar nossas próprias conclusões e na prática -35C era bem menos assustador do que eu pensava, assim como relatei no post sobre o Inverno em Toronto.

Desde que nos mudamos, nossa certeza de ter encontrado o nosso lugarzinho no mundo fica cada vez mais forte e de fato, a nossa intuição sempre esteve certa: Toronto é a nossa casa!
Há muitos motivos para eu AMAR viver em Toronto, mas para esse post eu separei 10 que são especiais pra mim.

1. Cidade grande com clima de interior

Eu nasci e cresci em São Paulo/Brasil e o que eu mais amava na minha cidade era a comodidade de ter restaurantes, lojas, serviços e entretenimento por todo o lado. Eu realmente gostava daquela agitação, mas ao mesmo tempo eu sentia falta de um pouco de sossego, longe de transito, longe de muvuca e principalmente, próximo da natureza.
Eis que eu conheci Toronto, a maior cidade em população do Canadá, onde se encontram grandes redes mundiais, diversos restaurantes, serviços, e incontáveis opções de lazer, mas basta entrar numa rua residencial para que os barulhos do trânsito fiquem para trás e o silêncio das charmosas casas sem portão e com grama verdinha, tomem conta do ambiente e me trazendo a calmaria que uma cidade do interior oferece, ou seja, tem o mix perfeito que eu sempre busquei: cidade grande + cidade do interior.

2. Cidade Arborizada

Toronto é muito arborizada, há cerca de 1.600 parques na cidade, com isso, é muito fácil encontrar um parque perto de casa, do trabalho ou de algum de destino. Com isso, inevitalvelmente os parques passaram a ser o nosso lazer favorito.
Além disso, há muitas árvores espalhadas por todos os lados e eu amo estar rodeada por tanta natureza por onde eu vou.

3. Mil faces da mesma cidade.

Eu acho incrível, como cada cantinho da cidade tem uma cara totalmente diferente, é dificil acreditar que a agitação de Downtown, as praias da ilha, o bairro Chinês cheia de letreiros em Mandarin e a elegância de Yorville fazem parte da mesma cidade. Eu AMO o fato de a cada passeio me sentir teletransportada para uma outra cidade.

4. Liberdade

Nesse item, eu poderia mencionar sobre a questão da segurança, mas não é dessa libertade que eu me refiro e sim a de ser quem eu sou e de respeitar as minhas vontades sem me deixar levar pelo julgamento alheio (e principalmente pelo meu).
Aqui, eu saio de salto alto ou chinelo, de cabelo escovado ou com um coque mal feito, com a mesma jaqueta que usei ontem, as vezes maquiada e outras de cara limpa, mas sempre com a tranquilidade de saber que ninguém vai me olhar diferente ou fará qualquer comentário, porque na verdade ninguém sequer repara nessas coisas.
Eu nunca imaginei que me vestir e sair como eu estivesse afim me traria tanta paz.

5. Ter as quatro estações bem definidas

A cada estação, Toronto é transformada completamente. Na primavera a cidade ganha muita cor, há flores brotando em todos os lugares e as árvores voltam a ficar verdinhas. No Verão as pessoas tomam conta da cidade, tudo está mais vivo, mais alegre e mais agitado. No Outono, as folhas ganham uma nova coloração amarela, laranja e vermelha, deixando a cidade encantadora e no Inverno, a queda nas temperaturas deixa a cidade menos agitada, mas pra mim, o frio é compensado pela neve que deixa a cidade completamente charmosa.

6. Variedade de atrações por toda a cidade

Sempre tem algo acontecendo em Toronto, durante todo o ano há eventos pela cidade, alguns gratuitos outros não, mas sempre tem algo para fazer com a familia, com os amigos ou sozinho.
O BlogTo é uma ótima fonte para acompanhar os eventos/atrações de Toronto e aqui no Mundo da Sil eu já compartilhei muito do que fizemos por aqui, como Jogar Quadribol, passeio em Scarborough Bluffs, ir no Black Creek, Jantar na CN Tower e muito aqui.
O curioso, é que somente aqui eu aprendi a curtir de verdade as opções de lazer que a cidade em que eu vivo oferece, pois em São Paulo com certeza tem até mais opções que Toronto, no entanto, eu nem procurava saber e com certeza devo ter deixado de curtir muitas atrações legais, como relatei no post, sobre as minhas impressões quando visitei o Brasil.

7. Multiculturalidade

Toronto é a cidade mais multicultural do Mundo, aqui é possível encontrar pessoas de todo lugar. Isso fica muito nitido quando andamos na rua e encontramos restaurantes de diversos países ou quando ouvimos pessoas conversando em seu idioma nativo ou quando notamos que em um curso com 20 pessoas nenhuma delas é do mesmo país. Com isso, eu acabo “viajando” pelo mundo sem sair da minha cidade, conhecendo novos costumes, novos lugares, novas receitas, novos idiomas e etc.
Eu também acho muito lindo, como pessoas de tantos lugares, com culturas tão diferentes, conseguem compartilhar os espaços com tanto respeito ao próximo. Isso só me faz ter a certeza de que é possível o Mundo viver em paz.

8. Cordialidade das pessoas

Ainda falando sobre comportamento, eu adoro como as pessoas são cordiais aqui, como seguram a porta para o outro, se oferecem para ajudar quem parece perdido, como tem paciência para conversar com alguém que não seja nativo em inglês, como os pedestres facilmente dão passagem para o próximo e como ao menor sinal de incômodo, pedem desculpa.
Isso me ensinou como faz muita diferença e não custa nada (mas tem grande valor) ter pelo menos alguns segundos do seu dia, para ser gentil com alguém.

9. Ambiente familiar

Isso não é uma regra, mas no geral eu sinto que as pessoas preferem dedicar o seu tempo livre para estar com a família. Aqui não existe o hábito de fazer happy hour na sexta-feira, as pessoas gostam de sair e ir direto para casa curtir a família. Esse comportamento dificulta um pouco para se fazer amigos, no entanto, pra mim, é inspirador ver o quanto as pessoas valorizam a companhia da família por aqui.

10. Cidade Hollywoodiana

Além de ter uma calçada da fama Canadense, em Toronto cada mergulho é um flash! hahaha
Frequentemente há shows com artistas mundialmente famosos, eventos de cinema e de esporte pela cidade, e quando menos se espera, seus atores, cantores ou atletas favoritos estão pela cidade. Desde que me mudei em 2016, já houve apresentação de graça da Mariah Carey na loja Hudson Bay, o Justin Bieber apareceu de surpresa em um bar e depois pediu para tocar o piano, o Drake (que inclusive nasceu em Toronto) foi assistir um jogo de basquete na cidade, o George Clooney e Angelina Jolie (e outros atores) estiveram no Tiff que aconteceu em Downtown…e por aí vai.
Eu realmente acho o máximo isso e fico esperando pelo dia em que encontrarei a Beyoncé passeando por aí hahaha.

Claro, que além desses itens tem outras razões que são mais conhecidas como segurança, qualidade de vida, poder de consumo, etc. Mas para esse post, eu quis trazer outros motivos que fossem mais curiosos para quem não conhece a cidade.

Espero que você tenha gostado de conhecer um pouco mais de Toronto e caso você já more aqui, me conta nos comentários quais são os motivos que fazem você amar viver aqui. Eu vou adorar saber.

Beijos e até o próximo post.

Loading Likes... Tags: ,

mundodasil

2 Comments

  1. Que post mais lindo!
    Saudade dessa cidade que eu amei tanto.
    Viver aí deve ser realmente maravilhoso!

    1. Ahhhhhh Toronto é apaixonante, né?! <3

Send a Comment

Your email address will not be published.