[ Toronto ]

Canada 150 – Como são as casas no Canadá

Em comemoração aos 150 anos do Canadá, dei início a uma série de posts sobre curiosidades, inclusive se você não viu os posts anteriores, clique abaixo para conferir:

Cultura Canadenses
Comportamentos Canadenses
Hábitos Canadenses que eu adquiri

No tema hoje vou falar como são as casas no Canadá nos aspectos em que são diferentes das casas no Brasil. Lembrando que os pontos abaixo, são comuns na maioria dos imóveis aqui, mas obviamente sempre haverão as excessões.

CASAS PREPARADAS PARA O FRIO

Por conta do rigoroso inverno no Canadá, os imóveis são preparados para suportar as baixas temperaturas e isso ajuda muitíssimo, tanto que estou convicta que eu convivia e sofria muito mais com o frio em São Paulo/Brasil, do que aqui em Toronto.
As casas são feitas de madeira, enquanto os os prédios tem as estruturas de concreto e as paredes de madeira. Num piscar de olhos, prédios e casas são erguidos na cidade. Os pisos das casas (exceto do banheiro) são de madeira ou laminado e possuí janelas com vidro duplo, com o mesmo objetivo de manter a casa aquecida.

Com tanta madeira assim, também há muita precaução para o risco de incêndio. Um deles é o detector de fumaça que obrigatoriamente é instalado em todas as casas e apartamentos e um outro cuidado é que todas as casas tem somente fogão elétrico, afim de evitar explosões a gás.

Mas o item mais importante é a calefação. Um sistema de ar que permite que a casa mantenha-se na mesma temperatura, independente do clima que estiver lá fora. E isso é a grande maravilha, pois mesmo estando -30ºC, dentro da minha casa está sempre quentinho e eu posso dormir sem cobertor, usar shorts, tomar banho morno ou até mesmo frio.

COMODIDADES

Normalmente, quando se aluga ou compra um imóvel eles já vem com a cozinha equipada com os armários e eletrodomésticos, como fogão, geladeira e as vezes microondas, depurador, máquina de lavar louças, máquina de lavar roupas e secadora. Nisso já se economiza uma boa grana e não precisa se preocupar com esses itens para mudança.
Uma outra vantagem, é o guarda-roupa que já é construído dentro do dormitório. Eles deixam um vão na parede e instalam as portas. Pronto…virou um guarda-roupas.

Aqui não tem tanque de lavar roupas e por conta do frio, não tem como secar as roupas no varal, como fazemos no Brasil. Por isso, o uso de máquina de lavar e secar se faz obrigatório, porém nem todos os apartamentos tem, mas normalmente quando isso acontece, os prédios tem maquinas de lavar e secar comunitárias, onde os moradores pagam um valor simbólico a cada vez que usarem elas. Também há algumas lavanderias nas ruas, que funcionam da mesma maneira.
Sendo obrigatório o uso desses aparelhos, todas as roupas vendidas são feitas para serem lavadas neles. Hoje eu penso que isso, é algo legal para se considerar antes de comprar uma roupa no Brasil, pois eu acho que peças delicadas que precisam ser lavadas na mão é muito trabalho para pouco beneficio, não?

No banheiro, normalmente tem banheira e ao contrário do Brasil, luxo aqui é ter ducha com box de vidro.

Não existe ralo no banheiro, o que impossibilita jogar água e elimina a existência do rodo que conhecemos no Brasil. Com isso, os produtos potentes com esfregões ou uma espécie de rodo com lenços descartáveis, substituem o trabalho da água e do sabão. Isso definitivamente me aposentou da tarefa de lavar pano de chão, que eu definitivamente odiava.

OUTRAS CURIOSIDADES

As casas e prédios não possuem muro ou portão, é muito, muito raro encontrar um que tenha. E os prédios dificilmente tem concierge (seria o equivalente ao porteiro no Brasil). E para entrar no prédio, você chama o morador no interfone e ele libera sua entrada. Inclusive o sistema de interfone é diferente, pois ao chamar um morador na portaria, o celular dele é que toca e então é só ele clicar numa tecla do celular para liberar o acesso do visitante.

O que você achou das diferenças? Qual chamou mais sua atenção. Me conta nos comentários, que vou adorar saber. Se gostou do post, também não esqueça de curtir 😉

Beijos e até o próximo post, da série.

Tags: ,

mundodasil

2 Comments

  1. Amei seu post, as casas por lá devem ser bem aconchegantes, né? ❤

    http://www.kailagarcia.com

    1. Obrigada Kaila. Fico feliz que gostou 🙂
      Considerando o frio que faz aqui, as casas são bem aconchegantes mesmo.
      Beijos.

Send a Comment

Your email address will not be published.