[ Toronto ]

Canada 150 – Cultura Canadense

Hoje o Canadá celebra 150 anos e para comemorar, darei início a uma série de posts sobre curiosidades do Canadá. E o primeiro post da série será sobre a cultura canadense.

UM PAÍS MULTICULTURAL

O Canadá é muito multicultural, aqui você encontra pessoas de todas as nações com culturas muito distintas, que tinham tudo para viverem em conflito, mas muito pelo contrário, aqui todos vivem em perfeita harmonia e fazem do país um lugar incrível para viver.
Com isso, a cultura canadense, é a cultura do mundo, a comida típica aqui é o Poutine, uma batata frita com molho de carne e cubos de queijo, mas na realidade o que mais se encontra é a gastronomia mundial, com comida Tailândesa, Italiana, Chinesa, Portuguesa, Grega, etc.

Por ser um país repleto de imigrantes, é comum ver canadenses nos quais seus pais e/ou os avós são de outros países de origem, com isso, assim como nós Brasileiros, os Canadenses não tem traços físicos característicos, ou seja, uma pessoa com traços orientais ou árabes, por exemplo, pode ser um canadense filho de imigrantes.

Acredito que o fato de haver muitos imigrantes e canadenses filhos e/ou netos de imigrantes, faz com que as pessoas respeitem todas as culturas e tenham empatia com outras, pois elas também vieram de outros países e/ou cresceram ouvindo a história de imigração dos seus pais ou avós. Eu mesma, nunca me senti discriminada por ser Brasileira, aliás, as pessoas aqui ficam muito bravas quando alguém faz qualquer comentário criticando/julgando/descriminando a origem e/ou cultura de alguém.

A EDUCAÇÃO E CORTESIA

Popularmente os Canadenses são conhecidos por serem muito educados, inclusive para quem já assistiu a série “How I met your mother” vai lembrar da cena em que o Barney (que é americano) briga com sua versão canadense imaginária e fica chateado, pois quanto mais ele bate, mais sua versão canadense fica mais gentil e educado.
Tudo bem que essa série é de humor, e portanto, há um exagero, mas no dia-a-dia eu acho os canadenses muitíssimo educado e gentis. É extremamente comum ver as pessoas segurando as portas para os outros passarem, cedendo espaço para quem tem pressa, pedindo desculpas no menor sinal que esteja te incomodando e/ou esbarrando em você, oferecendo ajuda, entre outras dezenas de coisas.

PESSOAS INDEPENDENTES

Um outro hábito interessante e muito importante que vejo aqui, é em como as pessoas são independentes e isso começa desde pequeno.
Frequentemente vejo crianças tropeçando e/ou caindo e se ralando nos parques enquanto brincam e diferente do que acontece no Brasil, em que os pais correm para socorrer os filhos, aqui eles apenas dizem – “Está tudo bem!” – e a criança levanta sozinha, segura o choro e segue a vida. E sabe qual a lição incrível disso? Eles estão criando os filhos para serem adultos corajosos, para enfrentarem seus próprios problemas pensando na solução e não sofrendo pelo que aconteceu. Isso me fez perceber que na nossa cultura todo esse zelo que temos, pode na verdade acabar sendo mimo e nos tornando adultos inseguros.

Além disso, aqui somos estimulados a nos virar. As pessoas compram e montam seus próprios móveis, reformam a própria casa, fazem seus próprios cuidados estéticos e o que não sabem fazer, procuram aprender. Os idosos também são super ativos e independentes, e mesmo aqueles que por alguma razão estejam em cadeiras motorizadas, fazem suas compras, carregam sacolas, arrastam carrinhos e andam sozinhos por aí. Eu acho lindo e motivador.

UM PAÍS BILINGUE

O Canadá possuí oficialmente 2 idiomas, o inglês e o francês. Na província de Quebec, o francês é o primeiro idioma, enquanto nas demais províncias do país o inglês é o idioma principal.
No entanto em todo o país os dois idiomas estão muito presentes, nas embalagens dos produtos que são sempre descritos em inglês e francês, nos manuais, nas placas de informação dos estabelecimentos e assim por diante.

ESPORTES

O Canadá é um país engajado com muitas modalidades esportivas, as mais populares são: o hockey no gelo, o rugby, o esqui, o baseball e o basquete.
É muito comum ver pessoas praticando esses esportes e indo assistir os jogos oficiais, tanto nos estádios, como se reunindo em bares para torcer.

Bom, essas foram algumas das curiosidades que notei por aqui. Me conta nos comentários qual você mais gostou.

Beijos e até o próximo post dessa série.

Tags: ,

mundodasil

Send a Comment

Your email address will not be published.