[ Toronto ]

Como é o inverno em Toronto

Acredito que a primeira referência que as pessoas tenham do Canadá é o frio. E não é pra menos! No inverno as temperaturas ficam negativas, como -40ºC. E muita gente não consegue nem imaginar como é sentir um frio desses.

Ontem foi o último dia do inverno por aqui e queria aproveitar para ilustrar minha percepção sobre o inverno em Toronto e como é viver com o frio extremo.

TEMPERATURA NO INVERNO EM TORONTO

Em Fevereiro de 2015 nós estivemos em Toronto à passeio para sentir na pele o que era esse frio e pegamos o segundo inverno mais frio dos últimos 25 anos, vimos muita neve e sensação térmica de até -32ºC.

Nesse período, andávamos com 2 luvas, 2 calças, bota de neve, 3 camadas de blusa, 1 cachecol pro pescoço e outro para o rosto, protetor de orelha e touca. Estar muito bem agasalhados foi o essencial para ficar exposto o dia todo passeando sem que o frio fosse um problema.

Temperatura no inverno em Toronto

Em janeiro de 2016, voltamos à Toronto e ficamos pouquíssimos dias, mas foi o suficiente para ver a diferença na cidade que não havia visto neve (ou pouco dela) naquele ano. Tanto que dezembro do ano anterior foi o mais quente dos últimos 175 anos, por isso, nem foi necessário usar tantas camadas.

Inverno Canadense

O inverno de 2016 foi o primeiro que acompanhamos por inteiro e ele prometia temperaturas extremas, então eu já estava me preparando para reviver o inverno de 2014, mas não aconteceu. Na verdade foi um inverno bem ameno e a temperatura mais baixa foi em torno de -10ºC, mas a maioria dos dias teve temperaturas positivas, algumas de até 2 dígitos e poucos dias de neve, o que pra mim foi uma pena, pois acho lindo ver a neve caindo e a cidade branquinha.

Como eu não ficava tanto tempo exposta na rua, passei praticamente o inverno inteiro saindo apenas com 1 calça, 1 blusa de manga curta com bom casaco por cima e tênis.

O frio em Toronto

MINHAS PERCEPÇÕES SOBRE O FRIO EM TORONTO

Ao longo desse último inverno e das outras duas visitas a Toronto, tive algumas percepções sobre o inverno daqui:

-35ºC não é mais frio que -10ºC.
Eu particularmente não noto diferença entre temperaturas negativas, ou seja, não acho que -35ºC seja mais frio que -10ºC, inclusive a quantidade de roupas que eu uso para um é a mesma que usaria para o outro. O vilão do inverno na verdade é o vento que faz você sentir a temperatura de maneira intensa.

10ºC em Toronto não é igual a 10ºC em São Paulo.
Chegamos em Toronto no meio do Outono e as temperaturas estavam caindo aos poucos. Em um dia qualquer, sabendo que a sensação térmica era de 10ºC me agasalhei inteira para sair, afinal isso é bem frio, (ainda mais para quem estava com a sensação térmica do Brasil bem fresca na mente) mas para a minha surpresa não estava tão frio, era como se estivesse 17ºC do Brasil, o que para mim que sou friorenta já era o suficiente para colocar uma blusa. Então passei a observar que por exemplo, com 10ºC em Toronto colocar uma camiseta e uma jaqueta jeans era o suficiente para se proteger. No Brasil, com essa mesma temperatura, eu com certeza estaria muito mais agasalhada.

O frio do Canadá é mais fácil de conviver do que o do Brasil
Por mais que as temperaturas aqui sejam extremas, eu com certeza passava mais frio em São Paulo do que em Toronto.
Isso porque as casas e ambientes aqui são aquecidos, com isso, mesmo lá fora estando -10ºC, em casa estamos de camiseta e short numa temperatura ambiente de 24ºC, o que é ótimo para dormir, tomar banho e lavar louça, por exemplo. Enquanto em São Paulo, eu tinha que conviver com frio na rua e em casa.

No frio é preciso proteger as extremidades do corpo
Sabemos que o Brasil é um país tropical, por isso, talvez a gente subestime o frio e por isso não temos o hábito de usar luvas, protetor de orelha, touca, etc. Vivendo aqui eu aprendi que para diminuir a sensação de frio precisamos proteger as extremidades: cabeça, mãos e pés. Como eu não fazia isso no Brasil, com certeza eu também sentia mais frio andando na rua do que sinto aqui, pois hoje eu me agasalho corretamente.

Por mais que o inverno parece inconveniente (e pode ser mesmo) eu acho lindo demais ter contato com uma estação que é tão diferente do meu país de origem. Sempre fico boba quando vejo a neve caindo e toda vez me emociono como se fosse a primeira vez. Sou nova na cidade e dizem que com o tempo você cansa e até se incomoda com a neve, mas espero que isso não aconteça e que eu sempre possa ver com os mesmos olhos todo o encanto do inverno canadense.

Tags: , , ,

mundodasil

Send a Comment

Your email address will not be published.