[ Life Style ][ Toronto ]

Como são as compras no Canadá?

Quando eu ainda sonhava com a idéia de morar no Canadá, eu ficava pensando na quantidade de coisas que eu iria adquirir, afinal as coisas eram mais baratas que no Brasil e imaginar que ao começar a ganhar em dólar, minhas lojas favoritas como Forever 21 e HM, seriam ainda mais acessíveis, era quase um sonho.

Mas na prática, nada disso aconteceu. (Graças a Deus!)
Toronto é uma metropole, repleta de lojas de marcas mundialmente famosas, produtos que enchem os olhos e Outlets de fácil acesso, ou seja, um prato cheio para o consumismo…exceto por um único fator: a cultura local não é consumista.

Quando mudamos de cidade, é natural adquirirmos os hábitos e nos adaptarmos a rotina local. E foi exatamente isso que aconteceu comigo.
Em São Paulo, mesmo eu sendo uma compradora consciente, me via caíndo na tentação de aproveitar as liquidações das lojas para adquirir um sapato, apenas por ele ser lindo, ou me debruçar em itens de decoração incríveis que eu não sabia onde colocar, mas era tão lindo que eu ia achar um lugar ou uma roupa nova para alguma ocasião especifica, pois as que eu tinha já eram conhecidas e assim por diante. Além disso, em São Paulo, passear no Shopping era o lazer mais seguro que eu tinha e as vezes esses passeios acabavam gerando compras desnecessárias.

A vida em Toronto, mudou muita coisa em mim e me ensinou muitas outras, uma delas foi descobrir uma vida mais minimalista.
Passamos a viver em um apartamento menor, aliás, por ser uma cidade repleta de imigrantes, onde a maioria vem sozinha e/ou com o cônjuge, os apartamentos com metragens pequena dominam a cidade, pois é a opção que melhor atende o perfil da população.

Então, com um espaço mais restrito tivemos que aprender a pensar muito mais antes de adquirir algo, pois há pouco espaço para armazenar e/ou decorar. Então com menos possibilidades, eu tive que aprender a fazer escolhas mais coerentes e por isso criei um estilo para a minha casa, para não cair na tentação de por exemplo, comprar um vaso apenas por achá-lo maravilhoso, mas que na verdade não tem nada a ver com a minha decoração e/ou não tenho aonde colocá-lo.

Sobre as roupas e calçados,  eu já comentei no blog sobre o estilo das Canadenses e aqui as pessoas além de repetirem muito as roupas, a priorização é muito mais pelo conforto do que pelo estilo e isso influenciou muito no meu jeito de me vestir.
Eu que não vivia sem salto alto, me vi durante 1 ano em Toronto, usando apenas tênis e botas. Enquanto no mesmo período, usei somente 1 vez salto alto.

Eu também aprendi aqui, que eu posso sim usar a mesma jaqueta jeans para sair em 2 ou 3 dias seguidos ou melhor, posso ter um único casaco de inverno e usá-lo todos os dias durante 3 meses, afinal roupa não é descartável e repetir algumas peças em dias sequênciais deveria ser algo normal, não?!
Com isso, minhas roupas ganharam muito mais utilidade, muito mais uso e eu abandonei a dependência de acreditar que eu preciso ter sempre looks novos à minha disposição. Além do hábito local de repetir mais as peças, o fato de ter fisicamente menos espaço para armazenar, me fez pensar muito mais antes de adquirir qualquer roupa e a pergunta mágica: Eu preciso disso? Sempre me afasta da cilada de compras impulsivas.

Ter uma nova rotina na cidade, também me apresentou novas opções de lazer e definitivamente o shopping não está nessa lista, hoje os parques são de longe meu lazer preferido na cidade e reduzir essas visitas no Shopping, também me ajudou a diminuir o consumo.

É engraçado, como mesmo sendo muito mais tentador fazer compras no Canadá, eu jamais imaginei que viver aqui, iria diminuir drásticamente o meu consumo. Hoje eu tenho um armário muito mais restrito e me sinto muito mais feliz do que quando tinha dois armários cheios de roupa e uma pilha de sapatos em São Paulo.

Por isso, se você vai se mudar para cá ou virá visitar, eu desejo de todo o coração que o Canadá lhe conquiste com um estilo mais simples e consciente de consumo.

Agora me conta, você imaginava que o Canadá não era consumista? 

Loading Likes... Tags: , ,

mundodasil

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *