[ Life Style ][ Toronto ]

Custos de um cachorro em Toronto

Quando eu e meu marido nos mudamos para Toronto, nós trouxemos nosso filho peludo, o Tadeu e aqui no blog, eu expliquei todas as etapas que fizemos para trazer o nosso cachorro para o Canadá e hoje, morando aqui, vou compartilhar nesse post, a média de custos que temos com o nosso cachorro em Toronto, considerando os gastos rotineiros e os pontuais (como roupas)

Vale destacar que todos os valores e informações abaixo, são baseadas na cidade de Toronto, que é onde vivemos. Para outras cidades do Canadá, é importante validar as informações uma vez que podem variar e/ou algumas regras podem não se aplicarem.

LICENÇA DO CACHORRO NO CANADÁ

Assim que você chega ao Canadá, a primeira providencia a se tomar é fazer a licença do seu cachorro no site da prefeitura. informando os dados do cachorro, como raça, cor, tamanho e se o cachorro é castrado ou não. Esse registro é um controle animal que a cidade faz, que traz vários beneficios como o de encontrar mais fácil os donos de animais perdidos.
Em Toronto essa licença tem um custo anual de CAD$ 25.00 para cachorros castrados ou CAD$ 60.00 para cachorros não castrados. Após realizar o registro juntamente com o pagamento, será enviado uma plaquinha que consta o número de registro do seu cachorro e deve ser usada junto a coleira.
Esse registro é obrigatório para todos os cachorros (e gatos também) e se o seu animal for pego andando sem essa plaquinha, você pode ser multado e responder a processo.

VETERINÁRIO NO CANADÁ

Esse item não tem muito segredo, você vai ter que pesquisar um profissional, procurar por reviews do local e ir conhecer, até encontrar um veterinário que você goste e sinta confiança.
No geral, os veterinários aqui são muito bons e é não dificil de encontrar um que você se identifique.
Assim como no Brasil, os veterinários são pagos por consultas e para estas o retorno está incluído nos valores. Em média nós pagamos CAD$ 95.00 para uma consulta simples e qualquer remédio ou procedimento necessários (como exames) são cobrados à parte da consulta.

Há também os planos particulares para os pets, que são cobrados mensalmente, mas eu não sei mencionar o valor, pois não fizemos plano de saúde para o Tadeu.

VACINAS NO CANADA

Por conta do clima, o controle animal acaba sendo diferente, pois algumas doenças não são comuns por aqui. Com isso, os cães acabam tendo uma rotina de vacinas menor do que no Brasil, por exemplo, as vacinas de gripe e giárdia que não aplicadas e a vacina antirrábica é aplicada a cada 2 anos (e não anualmente como no Brasil) e os remédios antipulga e anticarrapato não são aplicadas no Inverno, pois essas pragas não se proliferam nesse período.

As vacinas de rotina que o Tadeu toma aqui e seus respectivos valores são:
– Vacina contra parvovírus: a cada 3 anos: CAD 14.35
– Antirrábica: a cada 2 anos – CAD$ 14.35
– Remédio anticarrapato e antipulga: a cada 3 meses(exceto entre Dezembro e Março por conta do Inverno) cartela com 3 unidades – CAD$ 53.00
– Vermifugo: mensalmente (exceto entre Dezembro e Março por conta do Inverno) – Cartela com 6 doses CAD$ 18.77
– Vacina de leptospirose: ele tomou no ano passado, achei o certificado de vacinação, mas não encontrei o recibo de pagamento para informar o valor.
– Vacina parainfluenza canina: ele tomou no ano passado, achei o certificado de vacinação, mas não encontrei o recibo de pagamento para informar o valor.

Além das vacinas, aqui há um apelo muito maior em relação aos cuidados com a higiene bucal dos animais e o consultório costuma estar cheio de cartazes alertando sobre os riscos que a má higiene bucal podem causar. Com isso, podem contar que o veterinário aqui ficará muito mais no pé em relação a isso. O Tadeu ainda não precisou fazer nenhuma higiene mais profunda (além da escovação que fazemos) mas em algum momento precisará.

BANHO E TOSA NO CANADÁ

Eu costumo ser bem chata em tudo que se trata de cuidados para o Tadeu e no caso dele, o banho é um momento sempre estressante e ele só se sente mais tranquilo quando sou eu que dou banho. Por isso, ele acaba tomando banho em casa e somente fazendo tosa com terceiros (mas está nos meus planos aprender a tosar para eu poder fazer tudo).
Assim como o veterinário, escolher um local para dar banho e tosar tem o mesmo processo que teríamos no Brasil de pesquisar, conhecer e testar até encontrar um que você se sinta mais seguro e confortável. Em Toronto há uma rede de lojas para pets, chamada Pet Smart e eu costumo levar o Tadeu lá para tosar.
Na Pet Smart você agenda pelo site um dia e horário e chegando lá o cachorro será atendido em um período dentro das próximas 4 horas. Essa parte é a que eu mais detesto, pois o cachorro acaba ficando na gaiola sozinho e eu sofro de saber que talvez ele esteja assustado por estar num lugar que ele não está acostumado. Na loja você descreve como quer a tosa e eles então dão o banho e cortam conforme orientado. Tirando o tempo de espera, eu gosto do profissionalismo e cuidado do lugar.

Em qualquer lugar o preço vai variar de acordo com a raça e tamanho do cachorro. Na PetSmart, o banho e tosa do Tadeu que é um yorkie de 2kg custa CAD$ 65.00 + taxas.
No último banho dele, teve banho + tosa + condicionador para desembaraçar (que custa uns CAD$ 10.00) + taxas e o total foi de CAD$ 105.63

IMPORTANTE: Vale destacar que os lugares só aceitam dar banho em cachorros que estejam com a vacina contra a raiva em dia. A qual deve ser comprovada através de alguma declaração do veterinário (confirmando sobre a última vacina aplicada no Brasil) ou através de uma tag (plaquinha) que é entregue pelo veterinário quando a vacina já foi aplicada em Toronto.

RAÇÃO NO CANADÁ

Como não é permitido levar ração no avião, meses antes de nos mudarmos para o Canadá, eu troquei a ração do Tadeu para a Royal Canin especifica para Yorkshires (raça dele), pois essa era a única marca de ração que tinha no Brasil e no Canadá e também era super recomendada pela veterinária dele no Brasil.
Eu optei por fazer essa mudança seguindo orientações do veterinário, pois a transição de ração precisa ser feita aos poucos, colocando 90% de uma e 10% da outra, depois 70% de uma e 30% de outra e assim por diante, pois a mudança total de um dia para o outro, costuma atacar o fígado dos animais.

Aqui há uma variedade enorme de marcas e tipos de ração e a da Royal Canin que o Tadeu consome tem o valor de CAD$ 20.99 na embalagem de 4Kg. Veja aqui.

TAPETE HIGIÊNICO

Como mencionei nesse post, o Tadeu foi adestrado para fazer as necessidades em tapete higienico e isso ajudou bastante na adaptação dele, pois durante o Inverno não é impossível passear com ele na rua, já que ele é muito pequeno e mesmo usando casacos ele não se sente a vontade com o frio e então, precisa fazer as necessidades dentro de casa.
Mesmo com os passeios que fazemos nas outras estações, ainda assim ele acaba fazendo xixi em outros períodos do dia e por isso temos que ter sempre os tapetes higiênicos em casa.

Nós compramos na Pet Valu, onde tem esses “training pads” em um tamanho XL e pagamos CAD$ 41.99 na embalagem com 50 unidades. Veja aqui. Cada tapete ele usa por cerca de 5 dias.

ROUPAS PARA CACHORROS NO CANADÁ

Devido ao clima, dependendo da raça do seu cachorro será necessário comprar roupas e acessórios para protegê-los durante os passeios em dias mais frios.
O Tadeu tem sueter, colete, moletom e casacos para utilizar em diferentes temperaturas. Isso porque a resistência dele com o frio é muito baixa e com qualquer vento frio ele se recusa a andar e para esses dias eu acabo usando pelo menos um moletom.

As roupas dele são de diferentes lugares, algumas compramos em petshops no Brasil, na Amazon, na Pet Valu, No Walmart, na China ou foram presentes.
Hoje em dia esses itens são super fáceis de encontrar em lojas de pets ou em diversos sites na internet e em diferentes preços. Veja aqui.

BOTA PARA CACHORRO

Nos dias com neve os passeios devem ser feitos com o cachorro usando botas, pois as calçadas estão repletas de sal e substancias quimicas, que são jogados para derreter o gelo e esse sal é perigoso, pois queima a pata dos cachorros.

O Tadeu usa uma bota que na verdade é uma bexiga pequena, que fica justa nas patas e o animal se sente mais confortável para usar. Eu comprei na PetValu e paguei CAD$ 19.99 no pacote com 12 unidades. Veja aqui.

Antes de comprar essa bota de bexiga, eu comprei uma outra emborrachada que era mais estruturada (veja aqui), imitando uma bota mesmo. Ela é mais bonita, porém como as patinhas dele são muito pequenas a bota fica solta e o cachorro não tem estabilidade para andar. Talvez em cachorros grandes ela seja mais apropriada, mas no geral é muito raro ver cães usando esse modelo, por isso, eu sempre sugiro comprar a bota de bexiga mesmo.

Esses são os custos que tivemos e/ou ainda temos com o nosso filho em Toronto. Espero que essas dicas possam te dar uma noção de valores para o seu cachorro. Lembrando que tudo vai variar de acordo com a raça, porte e rotina do seu pet.

Beijos e até o próximo post.

Loading Likes... Tags: , ,

mundodasil

Send a Comment

Your email address will not be published.