Viagens

Fazenda de Alpaca

Nos último anos que a figura da alpaca e da lhama começaram a ficar mais presente, especialmente no estilo boho.
Hoje, facilmente conseguimos encontrar o desenho de alpaca estampado em roupas, almofadas, canecas e até retratado em pelúcias e enfeites.
Com essa “febre” das alpacas, eu comecei a ficar apaixonada por elas, afinal, elas são fofas demais.

Consequentemente eu fiquei doida para conhecer alguma de perto, mas eu imaginava que isso só poderia acontecer no Peru, Chile ou Bolivia, que é onde elas são mais encontradas.
Para minha surpresa, um dia encontrei uma matéria que falava sobre uma fazenda de alpacas em Ontario, onde você poderia alimentar e passear com elas. Eu mal podia acreditar que haviam alpacas no Canadá.

Alpaca não é lhama

Mesmo sendo da mesma familia, a alpaca tem algumas caracteristicas fisicas e comportamentais diferentes da lhama.
A lhama adulta costuma ter entre 1,40cm e 2,40cm de altura, enquanto a alpaca tem em média 1,20cm e 1,50cm de altura.
A pelagem delas também é diferente e a alpaca tem o focinho mais curto.
As alpacas tem um comportamento mais timido e desconfiado, enquanto as lhamas são mais seguras e mais “agressivas”. Isso porque elas se irritam mais fácil e por conta de seu tamanho, acabam se sentindo mais confiantes para se defender, normalmente cuspindo.

Samy’s Alpaca Farm

Nós visitamos a Samy’s Alpaca Farm, que fica na cidade de Strathroy há cerca de 3hs de Toronto. Mesmo sendo uma viagem mais longa, para nós valeu muito a pena, pois foi uma experiência única e adorável.

A Samy’s Alpaca Farm é uma fazenda super charmosa, onde os donos por amarem Alpacas, começaram a criar algumas, mas ao longo do tempo passou a receber alpacas que sofriam maus tratos e atualmente há cerca de 50 alpacas vivendo lá.

Na fazenda nós fomos recebidos pela Yvonne, que é muito simpática e atenciosa. Ela nos mostrou a fazenda e nos conduziu até a área onde ficam as alpacas, onde nós recebemos um pote com comida para alimentar os animais.
Assim que os animais veem os potinhos, eles cercam a gente esperando para receber a comida e eu, é claro, fiquei toda derretida vendo aquelas alpacas a nossa volta. Foi uma experiência fofa demais!

Em todo o tempo, a Yvonne nos contava curiosidades sobre os animais, seus nomes, suas rotinas e me respondia diversas dúvidas que eu tinha sobre as alpacas.
Uma curiosidade é que as alpacas são animais muito organizados. Eles sozinhos definem uma area para ser o “banheiro” com isso, todas acabam fazendo suas necessidades em um único lugar.Além disso, eu imaginava que por conta do pêlo eles pudessem ter um cheiro natural forte, mas não tem.

Depois do passeio dentro do cercado, onde ficam a maioria das alpacas, nós fomos direcionados para a entrada da fazenda, onde há um número menor de alpacas, as quais duas delas foram trazidas para fazer um passeio conosco.
Para o passeio, uma focinheira acolchoada é colocada na alpaca com uma guia, a qual nos seguramos e vamos caminhando com elas para um passeio pela estrada da fazenda.

No ponto de chegada, as alpacas podem fazer um lanchinho no capim ali disposto e também ganham um pouco de comida no potinho.
A Yvonne nos contou que eles treinam as alpacas por 8 meses para fazer esse trajeto de ida e volta, com isso, além delas se sentirem mais seguras, elas acabam andando sozinhas e nos conduzindo até o ponto de chegada.

As alpacas são animais timidos e desconfiados, com isso, é muito interessante observar como na ida em direção ao local demarcado, elas andam se escondendo atrás da gente, como se nos elegessem para ser o líder do bando.

Um outro ponto, é que sempre que uma alpaca saía do ritmo e ficava um pouco para trás, a outra parava e esperava. Eu achei fofo demais esse jeito protetor que elas tem com o bando e o quanto são observadoras.

Já na volta, elas estavam bem seguras e daí caminhavam ao nosso lado e seguiam juntas o mesmo ritmo de caminhada, sem parar em nenhum momento.

Eu não sei se foi a minha paixão por elas, mas pra mim, foi uma das experiências mais fofas e incríveis que eu já tive. Sem dúvida, eu saí de lá ainda mais apaixonada pelas alpacas, que são ainda mais fantásticas do que eu imaginava.

Nitidamente você vê o quanto a Yvonne é apaixonada pelas alpacas e o quanto elas são bem cuidadas. Os locais eram limpos, todas as alpacas estavam com as tosas em dia (já que aqui esquenta bastante no Verão) e eram sempre muito bem alimentadas e pelo que eu vi, elas comem muito.

A fazenda tem uma pequena loja na entrada, onde algumas linhas feitas com o pêlo das alpacas é vendida, além de produtos como luvas e toucas também feitos a partir da lã das alpacas. Tanto o valor desses produtos, quanto dos ingressos são direcionados para o cuidado dos animais e no site também é possível fazer doações.

Para conhecer a fazenda e passear com as alpacas, é necessário fazer reserva com bastante antecedência no site da Samy’s Alpaca Farm, pois pelo bem estar dos animais, há apenas 3 horários de passeios por dia.

A fazenda também oferece estadia no Airbnb para quem quiser se hospedar por lá. Imagina que fofura dormir e acordar na companhia das alpacas?

Eu espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre essa experiência e que em breve você possa visitar a Samy’s Alpaca Farm, pois eu não vejo a hora de poder voltar.

Beijos e até o próximo post.

Loading Likes...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *