Viagens

Final de semana nas 1000 ilhas: Kingston

Com a chegada do Verão e principalmente do calor (que demorou a chegar esse ano), nós decidimos aproveitar intensamente a estação e fazer alguns passeios que estão algum tempo em nossa lista e que ainda não tinhamos conseguido realizar.
O primeiro deles é para a região das 1000 ilhas onde visitamos as cidades de Kingston, Brockville e Gananoque. Para o post e o vlog da viagem (anexado no fim desse post) não ficar muito longo, eu dividi a viagem em duas partes, sendo a primeira em Kingston e 1000 Islands

As 1000 ilhas fazem parte de um arquipélago no rio São Lourenço, onde parte das ilhas ficam na fronteira entre o Canadá e os EUA.
O curioso é que mesmo chamando Thousand islands (mil ilhas) o arquipélago é na verdade composto por 1865 ilhas que se estendem por cerca de 80km a partir da cidade de Kingston no Canadá.

No final do século 19 e começo do século 20 as ilhas começaram a se tornar uma região de veraneio de famílias ricas do Canadá e do EUA, com isso, diversas casas (e até castelos) foram construídas em várias ilhas da região que até hoje são preservadas e continuam sendo o local de férias para os proprietários no Verão.

A VIAGEM

A região das 1000 ilhas fica a cerca de 2h30min de carro de Toronto e mesmo sendo uma viagem curta, eu não recomendo ir e voltar no mesmo dia, pois além do passeio de barco pelas ilhas, há algumas cidades na região que valem a visita. Nós estivemos por lá durante um final de semana e foi o suficiente para aproveitar bem a viagem.

HOSPEDAGEM

As principais cidades da região das 1000 ilhas que os turistas costumam se hospedar são Kingston, Gananoque, Rockport e Brockville. Minha sugestão é se hospedar em Kingston, pois é a maior cidade e isso te dará mais opções de estadia e de lugares para comer.

Nessa viagem estavamos acompanhados do nosso cachorro, o Tadeu e por sorte encontramos um hotel pet-friendly tão legal, mas tão legal que fomos embora querendo (muito) ficar mais um pouco.

O hotel é o Green Acres inn que parecia ser gerenciado por uma família e o ambiente era super acolhedor, bem como os funcionários super atenciosos e o local bem cuidado.
O quarto que ficamos tinha duas camas de casal, banheiro e uma pequena cozinha com armários, pia, microondas e freezer.
O que eu achei fofo, é que também havia uma cama para o cachorro, além de duas tijelas (para água e comida).

O nosso quarto ficava na parte dos fundos do hotel (junto com outros 3 quartos), onde tinha uma área verde enorme para os cachorros brincarem e correrem a vontade. O lugar era lindo e de verdade, de todos os locais que já nos hospedamos com o Tadeu, esse foi o que eu mais senti que meu cachorro era realmente bem vindo, pois tudo parecia ter sido pensado para ele.

Me diz se tem como não se encantar com essa vista pela manhã?

A única “desvantagem” é que o hotel fica a 10min de carro do centro, mas para nós, isso não foi um problema pois encontramos vaga com tranquilidade nas ruas residenciais a cerca de 2 quadras do centro de Kingston.

PASSEIO DE BARCO PELAS 1000 ILHAS

Nós fizemos o passeio pelas ilhas com a empresa Gananoque Boat Line e dentre as opções de cruzeiro da empresa, nós escolhemos o Landmarks of the Island cruise, que tem duração de 1h.
Nesse passeio, o barco passa por diversos pontos marcantes das ilhas como o Castelo de Boldt, a Estátua de São Lourenço, a 1000 Islands International Bridge e a menor ponte internacional do mundo. Confira abaixo algumas imagens.

Na foto abaixo, uma dessas ilhas está no território Canadense e a outra no território Americano, com isso, a pequena ponte que liga as duas ilhas, é a menor ponte internacional do mundo.

Como mencionei acima, além do cruzeiro Landsmarks of the 1000 islands cruise que nós fizemos, a empresa oferece outras 3 opções de tour com trajetos e durações diversas. Saiba mais aqui.

DICAS:
– O passeio de barco não é pet-friendly.
– Cada cruzeiro saí de uma cidade ou vilarejo que são próximos de carro, mas fique atento e verifique o endereço para não se confundir.
– Para garantir o melhor horário, adquira o ticket com antecedencia no site da Gananoque Boat Line.

O PASSEIO DE BARCO VALE A PENA?

Sinceramente, eu não acho que seja um passeio imperdível, pois a região é um local de férias e as ilhas em sua maioria possuem casas de veraneio, então o que mais se vê ao longo do Rio São Lourenço são casas de diferentes tamanhos e depois de um tempo, a paisagem acaba sendo mais do mesmo, sabe?
Eu acho que se você mora por aqui, vale a pena fazer esse cruzeiro uma vez na vida para conhecer, mas se você vem de outro país para turistar, eu acho que uma visita na Thousand islands tower (que eu descreverei na segunda parte da viagem) é o suficiente para ver as 1000 ilhas.

KINGSTON

Kingston é a maior cidade da região e tem um centro bem movimentado que atrai turistas (inclusive de cidades vizinhas), pois conta com vários restaurantes e a maioria tem ótimas notas e reviews no Yelp.
Além dos restaurantes bem atrativos, a cidade que já foi a capital do país, tem lindos prédios históricos por todos os lados, que dão um charme especial a cidade.

Abaixo você confere o vlog que eu gravei compartilhando mais detalhes dessa linda viagem pela região. Então, aperta o play para conferir:

Além do passeio de barco pelas 1000 ilhas e pela cidade de Kingston, nós também visitamos a cidade de Brockville e Gananoque, mas os detalhes sobre elas ficarão para o próximo post.

Loading Likes...

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *