[ Toronto ]

Jogando quadribol em Toronto

Como fã de Harry Potter, sou entusiasta de tudo relacionado a história desse bruxinho. Inclusive contei aqui, como foi a minha visita nos parques da Universal que possuí áreas destinadas a saga dos filmes.

Eis que vi por acaso um evento que aconteceria na Universidade de Toronto (UofT), no qual os times quadribol de algumas universidades (incluindo o da UofT) iam fazer um treino aberto e o público poderia participar junto.

Comecei a ler sobre o assunto e vi que o esporte começou em 2005 na Universidade de Middlebury, em Vermont, USA. E hoje já é jogado em todos os continentes, em países como EUA, Canada, Brasil, Austrália, Japão, Inglaterra, Irlanda, México, Alemanha, Argentina, Uganda e outros.

Muitos desses países tem copas nacionais de quadribol, como o Canadá que atualmente possuí 21 times oficiais espalhados em Toronto, Ottawa, Montreal, Vancouver, Calgary e outras cidades. O esporte está tão forte pelo mundo, que até Copa do Mundo tem sido organizada e a última ocorreu em Julho de 2016 em Frankfurt, na Alemanha e a Austrália levou o título.

Quidditch World Cup

Pois é, meus olhinhos nem acreditavam que o esporte existia de verdade e que eu ia poder jogar. E lá fui eu me aventurar nesse esporte que até então habitava apenas meu imaginário. Que alegria!

O treino seguido do jogo ocorreu dia 22 de Abril (sabádo) das 2pm às 5pm. Por conta de outro compromisso eu não poderia ficar até o final, mas tratei de chegar cedo para aproveitar o máximo possível.

O evento foi realizado no campo da Universidade de Toronto. O time era composto de estudantes de 3 universidades e alguns poucos participantes avulsos como eu. As pessoas foram imensamente receptivas, um deles ficou como meu coaching dando todas as instruções do jogo e muitos outros ficavam sempre me dando dicas para melhorar minha performance. Super fofos!

Quidditch in toronto

O jogo é muito parecido com o jogo do filme. 3 aros de cada lado são montados para serem os “gols”, uma bola de vôlei um pouco murcha é usada para fazer os lances nos 3 aros, enquanto outras 2 bolas de vôlei murchas são usadas para serem arremessadas contra os jogadores (os balaços), um jogador é o Pomo, no qual ele fica com uma bola de tênis dentro de uma meia presa no shorts e os apanhadores de ambos os times precisam tentar roubar a bola dele. O time é misto (homens e mulheres) e obrigatoriamente todos os jogadores (exceto o pomo) ficam o tempo todo montados num cabo que simula a vassoura.

Quidditch World Cup
Imagem: Blog Quadribol Real

Eu cheguei lá decidida a dar o meu melhor e já no treino de corrida em tiro (onde todos ficam alinhados e após a contagem regressiva saem correndo o mais rápido possível) eu senti que tinha distendido a coxa, porque tentei correr (em vão) na mesma velocidade dos demais que eram em sua maioria atletas do time.

Após o aquecimento, começamos a treinar passes, lances ao gol, defesa e etc. Ali comecei a entender a complexidade do jogo, pois é difícil correr com a vassoura e acertar a bola nos aros se desviando da defesa.

Assim como na história o jogo é meio “bruto” e exige muito preparo físico para correr sem deixar a vassoura cair, aguentar o tranco da defesa tentando roubar a bola e fugir dos balaços. No treino, algumas pessoas (como eu) caíram, se ralaram e ganharam alguns hematomas, mas nada grave. No entanto, eu li que nos jogos oficiais é comum acontecer algumas fraturas e vendo o time usar protetor bocal, percebi que no jogo de verdade a competição parece ser mais severa.

Quadribol em Toronto

Pra mim, foi uma experiência incrível jogar um esporte que só existia na minha imaginação. E agora já posso dar check em mais um sonho: Jogar quadribol ✅

Para participar não era necessário pagar nenhuma inscrição, mas o time sugeriu uma doação de CAD$ 5,00 para ajudá-los e eu fiz com o maior prazer, pois o time foi extremamente atencioso e paciente. Era visível como eles gostavam muito do esporte.

E se você ficou interessado em participar, eles me contaram que haverá um outro jogo com participação do público em Setembro, então fique ligado na página do time da UofT no Facebook para saber o dia e local.

Para quem mora no Brasil, algumas cidades já possuem times, então vale conferir se tem algum perto de você para assistir ou até mesmo integrar-se ao time. Saiba mais na página da ABRQ Associação Brasileira de Quadribol

Se você mora no Canadá, dê uma olhada no site do Quidditch Canadá para conferir os times, datas de jogos e como participar.

Para conhecer os times de outros países confira o site da IQA – Internacional Quidditch Association

E você já sabia que esse esporte existia de verdade? Me conta nos comentários e me diz o que você achou.

Beijos e até a próxima.

Tags: , , ,

mundodasil

2 Comments

  1. Quero! Ainda mais por ser meio bruto o esquema. rs…

    1. hahaha você ia amar Japa 🙂

Send a Comment

Your email address will not be published.