Viagens

Point Pelee – o lugar mais ao Sul do Canadá

Esse final de semana nós fomos conhecer o Point Pelee, que é um parque nacional e um dos menores do país.
Vale mencionar que os parques nacionais ou provinciais, não são parques convencionais que costumamos ver pelas cidades, mas tratasse de uma reserva florestal, com mata mais fechada e que é habitat natural de diversos animais, como ursos, lobos, alces, veados, esquilos e tantos outros.

Uma das curiosidade sobre Point Pelee é que o parque está localizado na parte mais ao Sul do território Canadense.

O parque fica no município de Leamington, no condado de Essex, a cerca de de 4hs de Toronto, ou seja, não é tão pertinho e como fizemos um bate e volta, o passeio acabou sendo bem corrido, pois há várias trilhas para caminhar ou pedalar e também é possível fazer canoagem, além de curtir a praia que cerca o parque.

Este é um dos menores parque do país, com cerca de 15km2, então é possível se locomover de bike, onde um serviço de locação é oferecido no parque e para quem gosta de caminhar, também é possível se locomover a pé pelas trilhas. Além disso, há um shuttle bus gratuito que circula de uma ponta a outra do parque.
Nós aproveitamos para levar nossas bicicletas e foi ótimo, pois a estrada era plana e ainda contava com a beleza das árvores ao redor que formavam um arco por todo o caminho. O lugar é lindo!

Por estar na região Sul do país, não há ursos nesse parque, o que pra mim é um alivio, pois confesso que os animais são um dos meus receios para acampar. No entanto, por ser uma região mais quente e úmida, há cobras pelo parque, ou seja, não se pode ter tudo nessa vida, né? hahahaha
De qualquer forma, eu acho que vale a pena tentar passar um final de semana acampando neste parque, pois há muitas atividades e o local é lindo.

Cerca de 70% do parque é composto por pântano e é nessa região que você pode fazer canoagem, seja alugando uma canoa ou levando a sua.
Nessa área há um dos pontos mais conhecidos do parque, o marsh boardwalk, onde uma passarela foi construída para que você caminhe sobre uma parte do pântano.
Ao chegar você encontrará uma plataforma de observação, onde você pode subir para ter uma vista da vegetação, que por conta do Outono estava linda.

O lugar é lindo e rende fotos incríveis, por isso, não deixe de incluir esse lugar em seu passeio.

Durante as pesquisas, eu descobri que o segundo sábado de Outubro é conhecido como o Dia mundial de migração das aves, onde elas voam do Norte para o Sul do planeta fugindo do frio.
O curioso, é que esse movimento acontece de fato em todo o planeta e mesmo na América do Sul, as aves acabam migrando de um ponto a outro dentro do continente nesse período.
No Canadá, as borboletas monarca (que também seguem para o Sul) e os pássaros, vindos de toda a parte do país, migram em direção ao México, e o curioso é que o Point Pelee é a última parada das aves e borboletas no Canadá antes de seguirem viagem.
O parque abriga cerca de 390 espécies de aves e por isso, o local é considerado um dos pontos mais importantes de observação de aves na América do Norte.

Com isso, acabamos organizando para visitar o Point Pelee no Dia mundial da migração para acompanhar esse fenômeno e já na estrada nós vimos diversas revoadas de pássaros voando juntos e no parque encontramos várias borboletas que surgiam por todos os lados. Foi lindo e eu fiquei impressionada!

Na Primavera o movimento contrário também ocorre, quando as aves voam do Sul para o Norte. Com isso, no mês de Maio o Point Pelee acaba sendo o ponto de chegada da aves no país.

ENTRADA NO PARQUE

A entrada no parque tem o valor de CAD$ 7.80 por pessoa, mas há preços especiais para família. Confira aqui.
E para quem pretende acampar, é necessário reservar um local com bastante antecedência, especialmente no Verão.

Nós adoramos Point Pelee e queremos voltar em breve para curtir mais o local.
Mesmo que você não tenha intenção de acampar, eu recomendo fazer um bate e volta nesse parque, pois ele é lindo e vale a pena o passeio.

Beijos e até o próximo post

Loading Likes...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *