[ Toronto ]

Tour na cervejaria Steam Whistle

Recentemente fizemos uma visita na fábrica de cerveja da Steam Whistle, que é uma das marcas de cerveja que tem fábrica em Toronto.
Uma facilidade é que a cervejaria está localizada em frente a CN Tower, ou seja, perfeito para dar um pulinho se você tem visita programada na torre ou no aquário da cidade que também fica ao lado e inclusive falei sobre ele aqui.

A Steam Whistle fica em uma antiga instalação para reparação de locomotiva que foi construída em 1929 e que hoje abriga o The Toronto Railway Museum.
Com isso o galpão existente no local, foi transformado em uma fábrica de cerveja, e todo o local em volta foi preservado para o museu, que até hoje conta com algumas partes de locomotivas.

A cervejaria, oferece um tour guiado por sua fábrica, o qual tem o valor de CAD$ 12,00/pessoa e é necessário agendar pelo site. O tour é feito a cada 30min entre as 11:30am e as 5:00pm.
Eu fui com meu marido e meus sogros. Nós chegamos às 4:30pm e fomos os únicos nesse último grupo do dia. Antes de começar o tour, nos questionaram se gostaríamos de fazer o tour bebendo a cerveja deles, nós aceitamos e cada um ganhou uma long neck.

O tour passa pelas divisões do galpão da fábrica e o guia explica todos os processos para a produção da cerveja. A descrição começa com os únicos 4 ingredientes usados, que são: água de nascente, cevada maltada, lúpulo e fermento. Depois, segue com a descrição de como os ingredientes são fermentados, filtrados e etc, processo que dura 26 dias nos tanques para que a cerveja fique pronta.

Seguindo com o tour, vimos o laboratório onde as cervejas são provadas e testadas antes de sairem para a distribuição. Depois, fomos guiados até as etapas em que a cerveja é engarrafada, tampada e embalada nas caixas. O legal dessas etapas é ver a sincronia que as máquinas trabalham e em como tudo se encaixa milimetricamente perfeito.

Durante todo o tour, o guia comenta cada uma das etapas, compartilha curiosidades sobre a fábrica e história da marca, como as iniciais do nome dos sócios que são gravadas nas garrafas, os modelos de carros vintage que são utilizados nas entregas das cervejas até hoje e o incrível processos de renovação de estoque no qual, os bares que vendem Steam Whistle, mas após 9 dias da entrega ainda tiverem alguma cerveja estocada tem as mesmas substituídas por novas, gratuitamente. Dessa forma, eles garantem que os consumidores tenham acesso a cerveja sempre fresca.
Inclusive uma das coisas que fiquei impressionada é que a cerveja que estávamos bebendo no tour tinha a data daquele dia estampada na garrafa, ou seja, a cerveja tinha sido engarrafada naquele mesmo dia.

No térreo, há um bar da própria cervejaria onde é possível comprar e consumir a cerveja ali mesmo (já que aqui é proibido consumir bebida alcóolica na rua).

Preciso confessar que nem eu e nem meu esposo bebemos cerveja, então fizemos esse passeio porque tínhamos curiosidade de conhecer a fábrica e também levar meus sogros que vieram nos nos visitar e gostam de cerveja. Como não sou apreciadora, vou me abster de comentar sobre a bebida em si (que eu particularmente gostei, pois a cerveja deles não é muito amarga), mas falando do tour achei a experiência super curiosa e interessante.
Vale a visita para quem tem curiosidade de conhecer uma fábrica de cerveja e/ou aprecia a bebida.

E você, gostou do passeio? Me conta nos comentários 😉

Beijos e até o próximo passeio.

Tags: , , ,

mundodasil

Send a Comment

Your email address will not be published.